Muitas pessoas não sabem, mas existem 7 modalidades oficiais de ginástica, divididas em oito categorias. A mais conhecida é a Ginástica Artística, por estar presente desde a primeira Olimpíada da Era Moderna.

As diferentes modalidades compreendem exercícios, aparelhos e ferramentas diferentes. Algumas utilizam música, outras não. De qualquer maneira, há uma harmonia e fluidez nos movimentos, independente da modalidade.

Caso você não saiba quais são as categorias de Ginástica e suas particularidades, vamos apresentar.

Ginástica Artística

A Ginástica Artística é a mais famosa dentre as Ginásticas. Esteve presente desde os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna, em 1896. É uma das modalidades de esporte mais tradicionais do mundo.

São exercícios sistematizados aos quais são aplicados força, equilíbrio e muita técnica. A agilidade e flexibilidade são desenvolvidas durante a prática e muito apreciadas durante provas.

Para competições, como as Olimpíadas, é separada nas categorias Ginástica Artística Feminina e Ginástica Artística Masculina. Isso porque as provas são diferentes, dependendo do gênero.

Masculina – Os homens costumam competir em determinados aparelhos. São eles: argolas, barras, cavalo com alças, salto sobre a mesa e solo sem música.

Feminina – Já o time feminino compete nas paralelas assimétricas, salto sobre a mesa, solo com música e trave de equilíbrio.

Todavia, todas as pessoas podem fazer aulas de Ginástica Artística e ter uma afinidade em qualquer aparelho. 

Por muito tempo, ela foi chamada de Ginástica Olímpica. Hoje em dia, é errado utilizar essa nomenclatura, uma vez que existem mais modalidades presentes nos Jogos Olímpicos e o termo acaba gerando confusão.

Ginástica Rítmica

A GR é uma junção de movimentos de Ginástica com elementos de dança, como ballet e dança teatral. Existem alguns aparelhos que podem ser utilizados durante a prática: corda, arco, bola, maças e fita.

Os movimentos são combinados e apresentados em harmonia com música. Em competições oficiais, apenas mulheres podem participar.

Ginástica de Trampolim

Você pode conhecer o Trampolim utilizado nessa modalidade como cama-elástica. O ginasta realiza acrobacias no ar se impulsionando pelo trampolim. Os saltos e acrobatismos exigem extrema coordenação por parte do ginasta.

Sua origem é incerta, mas há algumas evidências que apontam para os espetáculos franceses, nos quais os artistas utilizavam uma espécie de cama elástica para realizarem saltos.

Hoje em dia, em competições, as provas disputadas são: duplo mini trampolim, trampolim individual, trampolim sincronizado e tumbling.

Ginástica Aeróbica

A Ginástica Aeróbica se assemelha bastante com uma coreografia de dança. A partir de uma música e seu ritmo, movimentos aeróbios são executados em uma sequência dinâmica.

Podem ser mesclados passos básicos, movimentos de braços, com alto ou baixo impacto. É feito de forma que interprete a música.

Ginástica Acrobática

A origem da Ginástica Acrobática é das artes circenses e de danças sacras antigas. Essa modalidade, assim como a Ginástica Artística, é bastante técnica. 

Os movimentos são feitos com bastante expressão e com o uso de músicas. O ideal é que seja praticada em pares, trios ou quartetos. Geralmente, trios femininos e quartetos masculinos. Os pares podem ser mistos ou não.

A Ginástica Acrobática se destaca pela beleza dos movimentos e a harmonia que apresenta durante as apresentações em competições.

Ginástica para Todos

A ideia da Ginástica para Todos é englobar movimentos das Ginásticas Artística, Aeróbica, Acrobática, Rítmica e de Trampolim, além de expressões e jogos. É uma atividade bastante ampla, que visa promover lazer, de uma forma saudável e gerando um bem-estar geral em todos os praticantes.

Parkour

Apesar de não possuir o nome Ginástica, o Parkour pode ser considerado uma modalidade. Recentemente, a Federação Internacional de Ginástica reconheceu o esporte e está trabalhando para que entre como modalidade nas Olimpíadas.

Há diversos praticantes que são contra. Contudo, o Parkour é um esporte que está incluído nas categorias de Ginástica da FIG.

O Parkour, diferente de algumas das outras modalidades, não necessita de nada além do corpo do praticante. Não existem aparelhos ou equipamentos específicos. A pessoa pode realizar os movimentos e saltos de forma independente.

São diversas Ginásticas, que abrangem muitos movimentos, aparelhos e ritmos. Independente da idade ou gênero, você pode praticar cada uma delas e ganhar bastante qualidade de vida. 

Apesar de não poder competir em todas as categorias, com certeza, treinar você pode. Assim, você desenvolve a sua coordenação motora, melhora seu condicionamento, aprimora flexibilidade, forma uma disciplina e pode fortalecer o seu emocional. 

Tracer Parkour – Treinos de Ginástica em São Paulo

Se você tem interesse em se movimentar de forma dinâmica e divertida, podemos te ajudar! Aqui na Tracer, você pode fazer aulas de Parkour e de Ginástica Artística. Oferecemos o suporte de instrutores altamente capacitados e a estrutura necessária para que você treine com segurança.

No caso da Ginástica Artística, o nosso trabalho é voltado aos movimentos de base, como estrelas, paradas de mão, aparelhos de solo e salto. 

Independente da modalidade, priorizamos a saúde, qualidade de vida e diversão de nossos alunos. Acreditamos que pessoas de qualquer idade podem treinar e se beneficiar com isso. Em nossas turmas, a idade mínima é 5 anos.

Se interessou? Entre em contato conosco e agende a sua aula experimental.