A calistenia é um tipo de atividade física que não requer aparelhos como halteres, anilhas ou qualquer equipamento para os treinos. Utilizando o próprio peso do corpo, o praticante fortalece os músculos, os define e pode eliminar gordura.
Os exercícios praticados demandam bastante resistência. Isso faz com que diversos músculos e partes do corpo sejam trabalhadas simultaneamente. Assim, todo o corpo se desenvolve de uma forma uniforme e natural.
Os benefícios da calistenia incluem fatores físicos e mentais. Além da hipertrofia e diminuição da gordura corporal, o praticante pode aliviar o estresse durante os treinos.
O que é calistenia?
A calistenia pode ser enquadrada em um tipo de exercício funcional. Os treinos são feitos apenas com o peso do corpo. Alguns praticantes dizem que o corpo é a sua própria academia. Sendo assim, você não precisa buscar um local específico para treinar.
Com pouco espaço, consegue realizar um treino satisfatório. E o mais interessante é que pode ser praticada por qualquer pessoa, independente de idade, gênero ou condições. Deve-se tomar cuidado na execução dos movimentos e entender os próprios limites.
Sua origem vem da Grécia Antiga. O maior objetivo era desenvolver força e beleza de forma equilibrada. Ao mesmo tempo em que o físico era trabalhado, a estética era aprimorada.
Esse tipo de treino ficou um pouco esquecido por alguns anos, mas foi resgatado por europeus, especificamente franceses e ingleses. Eles utilizavam a calistenia como método para aperfeiçoar o físico, melhorar a saúde e desenvolver disciplina.
Hoje, muitas pessoas consideram a calistenia muito mais do que uma atividade física. Se tornou um movimento sócio-cultural.
Durante a pandemia, muitas pessoas buscaram por alternativas para poderem se exercitar. Como a calistenia não requer aparelhos, pode ser feita em casa, na área de lazer do condomínio ou em parques, ganhou muitos adeptos.
Exercícios de Calistenia
Os exercícios são realizados sem equipamentos. Portanto, são movimentos específicos que visam trabalhar uma ou mais partes do corpo. Geralmente, os treinos de calistenia exercitam o corpo todo. De acordo com o tempo de experiência do praticante, há um progresso na amplitude do movimento e consegue-se fazer mais exercícios.
O treino de calistenia pode ser utilizado em treinos de Cross-training e até boxes de Crossfit. Apesar dos principais movimentos serem mais estáticos e isométricos, hoje, é incluído na atividade elementos da ginástica artística.
Alguns dos movimentos mais comuns da calistenia:
- Flexão de braços;
- Prancha;
- Abdominal Alpinista;
- Puxadas;
- Agachamentos;
- Handstand;
- Front ou Back Lever, que são exercícios estáticos feitos na barra fixa.
Apesar de não necessitar de equipamentos específicos, muitas pessoas realizam alguns exercícios isométricos com auxílio de barras fixas. Principalmente para treinos de força e de fortalecimento dos músculos superiores.
Benefícios da calistenia
A calistenia proporciona benefícios que vão além da parte física. O mental e emocional são bastante trabalhados durante os treinos. Talvez seja por isso que os europeus utilizassem essa metodologia para o desenvolvimento da disciplina.
Na parte física, há um aumento de força, melhora do cardiorrespiratório, a flexibilidade, mobilidade, postura e equilíbrio são aprimorados, assim como a coordenação motora. Há uma hipertrofia muscular, mas com a construção de um corpo simétrico e equilibrado.
Geralmente, quem se envolve nessa prática, procura fazer um exercício que possa ser feito em qualquer lugar ou busca a hipertrofia de maneira natural. Contudo, há a possibilidade de reduzir o porcentual de gordura corporal com os treinos.
No psicológico, como a prática de diversas atividades físicas, os exercícios auxiliam a liberar substâncias positivas ao nosso organismo, como serotonina e dopamina, que são conhecidos como hormônios do prazer.
Durante a prática, é possível reduzir os níveis de estresse. Caso consiga praticar de forma regular e alinhar com uma alimentação balanceada, você passa a ter mais benefícios ainda para o seu corpo, seus treinos e os resultados serão ainda mais visíveis.
Com o tempo, cada progresso é uma vitória. A pessoa passa a se desafiar cada vez mais a fazer exercícios mais complexos. Isso gera um grande bem-estar.
O mais indicado é que, no começo, o praticante busque por profissionais para ampará-lo. Alguns movimentos podem oferecer riscos a lesões. A intenção do exercício é melhorar a sua qualidade de vida, não te machucar.
Por isso, busque por estúdios, boxes, academias, escolas ou até profissionais independentes que ofereçam aulas com a estrutura e o cuidado necessários.
Tracer Parkour – Treinos especiais de Calistenia em São Paulo
A calistenia pode ser praticada em qualquer lugar. Todavia, se você quer fazer um treino com todo o suporte e segurança necessários, venha para a Tracer! Temos aulas dessa modalidade com professores que podem te ajudar a desempenhar o melhor.
Com muito apoio e instrução, você poderá ter resultados ainda melhores. Sem contar que treinar com outras pessoas pode deixar o momento do seu exercício muito mais leve e divertido.
Se interessou? Entre em contato conosco e agende a sua aula experimental.